terça-feira, 3 de agosto de 2010

Estudo sobre o amor - 1 Coríntios 13

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine."

Não se pode esquecer em nenhum momento de que o amor do qual estamos falando é o incondicional, despretensioso, que não quer nada em troca, é a doação sincera, conhecida também como caridade.
Algumas pessoas tem o dom de línguas, falam a língua dos anjos, é um dom lindo, porém inútil se não se tem o dom de amar. O dom de línguas edifica quem o tem, apenas ele, mas o dom do amor edifica os irmãos, as outras pessoas. Se eu não tiver amor, minhas palavras serão como o som de um gongo ou como o barulho de um sino, não entrarão no coração das pessoas, não modificará, não terá relevância, não fará diferença pra elas.

"E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria."

Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ser cheio de fé a ponto de remover grandes obstáculos e barreiras impenetráveis, mas sem o amor, sem o dom da entrega verdadeira, nada disso adiantaria.

"E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

Até a caridade tem que ser em forma de amor, pensando no bem do outro somente e não pra se vangloriar ou buscar algo em troca.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece."

Quantos casais vivem em crise por pura inveja um do outro. O homem que não aceita que sua esposa ganhe mais dinheiro que ele com o trabalho. A mulher que por ganhar mais se sente melhor que o marido e joga isso na cara dele. O amor abre mão, oferta.

"Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

O amor respeita e não envergonha. Ele nos motiva a suprir as necessidades do outro. Busca primeiro o interesse e a felicidade do irmão, é paciente, benigno. Faz parte da natureza do amor ter consideração e ser atencioso, mesmo quando parece não haver recompensa. Quem ama escuta, busca entender, acredita no próximo. Não julga, não reprime, não desconfia.

Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Aqui não se fala da justiça do homem e sim a justiça de Deus, que perdoa, que tem misericórdia, que quer o bem, que busca ajudar, que luta e chora junto, que crê em mudanças, melhoras.

O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

Um dia, tudo ira acabar, dons, mensagens espirituais, conhecimento. Só o amor permanecerá, só ele é eterno.

Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

Somos imperfeitos, sendo assim nossos dons de conhecimento e entendimento também o são. Por isso desaparecerão, mas restará o que é real e verdadeiro, o amor. Deus é amor.

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

Quando somos criança, não temos muito discernimento do certo e do errado, cheios de inocência, fazemos o que queremos, falamos o que dá vontade, agimos por impulso, mas quando crescemos e conhecemos o que é certo e o que não é, paramos de agir como criança. Quando conhecemos a verdade, os ensinamentos da palavra de Deus, adquirimos sabedoria e temos a oportunidade de paramos de agir como ignorantes.

Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos com discernimento. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois virá a revelação e conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."

Agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor.

_____________________________________________________________

Se alguém mais tiver comentários ou quiser me ajudar a complementar o estudo eu vou gostar muito.

Bjo bjo!

3 comentários:

  1. Simplesmente perfeita essa explicação!

    ResponderExcluir
  2. Jó é o maior exemplo de amor a Deus. é esse tipo de amor que Deus quer de nós, Ele amava tanto a Deus, que mesmo na mais atroz provação revelou a mais extraordinária paciência. Ele perdeu os animais, as propriedades, os filhos e a saúde. A Sua esposa, ele não perdeu. Satanás queria usá-la para dizer algumas palavras venenosas a Jó. Aquela mulher, completamente desencantada, lhe falou: "Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre!" E qual foi a resposta de Jó? "Temos recebido o bem de Deus, e não receberíamos também o mal?" E quando Jó contemplou toda aquela devastação, destruído em suas bases, lançou-se em terra, adorou e disse: "Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei. Bendito seja o nome do Senhor!" Jó 2:9-10; 1:20

    Paulo disse: "Sede pacientes na tribulação." romanos 12:12, Isso revela a genuinidade do nosso amor. Mostra que o nosso amor cristão é verdadeiro.

    ResponderExcluir
  3. Um dos grandes exemplos de prova de amor foi Abrão que entregou seu único filho a DEUS como sacrifício,como prova de amor e fidelidade.Isaque era o seu nome

    ResponderExcluir