quarta-feira, 14 de julho de 2010

Dica de Viagem - Serra da Canastra

Pra conseguir chegar até a serra da canastra não é fácil, a estrada se bifurca muito. Encontramos um monte de carros na estrada. Cada um pegou uma entrada diferente e adivinha? Todos chegaram no mesmo lugar. A gente brincava que todos os caminhos levam a São João, que é uma cidadezinha pititinha que fica no caminho da serra. A cidadezinha é essa aí embaixo e o posto de gasolina é na casa desse cara aí. Olha só a bomba que ele usou pra abastecer o nosso carro. Tecnologia de ponta é outra coisa, né? hahaha
O caminho até a serra é cheio de altos e baixos e tem muita pedra no caminho, por isso é melhor ir pra lá com um carro mais alto e que aguenta mais desaforo.
A pousadinha que arrumamos é uma delícia, chama Fazendinha da Canastra. Lá tem chalezinhos só pra casais ou pra famílias inteiras, o quartinho é pequenininho e aconchegante. A comida é caseira e deliciosa, na pousada não tem televisão e td mundo janta e dorme super cedo pra aguentar o batidão do outro dia. Claro que sempre tem uma excessão, né, tipo nós que ficamos bebendo vodca e jogando canastra até tarde da noite.
O parque é fechado e o lugar é lindoooo. A paisagem é perfeita. Coisa de cinema.
Essa é a garagem de pedras. Essa garagem atendia a Fazenda Velha dos Cândidos e hoje é um mirante. Dizem que o velho Cândido quando voltava de suas viagens deixava o carro na Garagem que fica no alto da serra e soltava foguetes para anunciar sua chegada aos funcionários da fazenda, que subiam a serra a cavalo para buscá-lo.
A vegetação é incrível. Não é do tipo que estamos acostumados a ver. Olhando pra ela, parece que nem estamos no Brasil.
Olha a Cachoeira Casca D’Anta, que linda. Ela pode ser visitada pelo alto da serra ou por baixo. Nos fomos dos dois jeitos.
Indo por cima vc vê uma incrível seqüência de cachoeiras e piscinas naturais. Não deu pra nadar pq tava fazendo frio nesse dia, mas sempre tem um doido, né? Olha lá a cabecinha dele.
Olha essa piscina que linda. Detalhe que aí tinha uma placa escrito: Cuidado, trilha escorregadia. Só um doido pra tentar descer lá né. Isso é muito, muiiiitoooo alto mesmooo.
Olha essa vista. Estamos só a 300 metros de altura. E aí é a parte de cima da cachoeira. Nesse dia tinha um japinha atrevido que chegava quase perto da fita amarela de limite. Ele tava doidinho pra cair e esborrachar lá embaixo e estragar o passeio de td mundo. Eu hein!? Dizem que já morreu um alguém aí. Sai foraaaaa.
Pra chegar à Casca D’Anta por baixo pegamos uma trilha.
Mas pra chegar bem perto da cachoeira e dá o maior medão, pq temos que pisar numas pedras que são molhadas e escorregadias. Mas sentir respingos daquela água bater em vc, naquele lugar lindo de Deus, não tem preço.
Esse lugar é perfeito. O cara tem um bar em cima de um dos morros super altos da serra, ele mora lá, com a esposa, filhos, galinhas e cachorros. Ele tem essa vista todos os dias, dá pra acreditar? Pra chegar até aí a gente vai de carro e a estrada dá um pouco de medo. Pra quem gosta de aventura é ótimo.
Um bar nas alturas, uma vista maravilhosa, um friozinho gostoso, um vinho delícia (Não sei se ele vende, nós levamos), uma porçãozinha gostosa, seus amigos e seu amor. Tem coisa melhor?
Na serra, além de td isso vc pode visitar a nascente do rio São Francisco e fazer tantos outros passeios, tanto de jipe, trilhas super difíceis, radicais, passeio em grutas. É uma viagem que vale a pena fazer. Tudo de bom mesmo. Beijo beijo.

3 comentários: