quarta-feira, 24 de março de 2010

Minha mãe, meu amor

Existe algo mais incondicional que amor de mãe?


Ela te carregou meses na barriga e parou de comer um monte de coisas que ela amava pra não te fazer mal. Te amamentou anos. Continuou sem comer nada que pudesse passar pro leite e te prejudicar. Mas quando mesmo assim você tinha aquelas terríveis cólicas e chorava noites e madrugadas, ela te pegava no colo com todo o carinho, massageava sua barriga e te ninava. Mesmo pernoitada, ela aumentou os cuidados com você, tinha o maior carinho e atenção do mundo. E quando você ficava doente, o mundo dela desabava, ela rezava pra ficar doente no seu lugar. Mas quando você sorria, ela achava aquela boquinha banguela a coisa mais linda de todo o mundo e esquecia o sono, o cansaço e qualquer outra coisa que desviasse a atenção daquele momento.


Você foi crescendo, e a quantidade de roupas do seu armário também. Ela só via graça em comprar roupinhas pra você. As roupas dela, eram sempre as mesmas. Ela passava mais tempo te arrumando, te dando banho, penteando seu cabelo, do que se arrumando. As economias dela eram sempre direcionadas a você.


As vezes você prestava atenção nas conversas dos adultos, aprendia algo diferente na escola, ouvia palavras desconhecidas na TV que te instigavam a fazer perguntas inesperadas a sua mãe. Perguntas que na maioria das vezes a deixava constrangida, mas ela sempre sabia a resposta certa pra te dar, de acordo com a sua idade.


Você virou mocinho ou mocinha. Para a menina vieram as dúvidas, as novidades, a menstruação, o primeiro sutiã e ela te ajudou, te explicou, guardou segredo. O menino correu pro banheiro pra ver as revistas pornográficas, outrora olhava embaixo das saias das primas e ela te entendeu, achou graça quando pode, te corrigiu quando precisou.


Você se tornou um aborrecente, mal-criado e rebelde. E ela, firme, paciente, amorosa. Quando o mundo te reprimia e falava do seu mau comportamento, ela acreditava na essência, te ensinava e disciplinava.


O tempo foi passando, você foi crescendo e percebendo como aquela pessoinha era diferente das outras, enquanto o mundo parecia ter te dado as costas, ela estava sempre a seu lado. Quando ela te falava o que você não queria ouvir ou outras verdades, você dava más respostas e depois se arrependia tanto. Como pedir perdão a uma pessoa que já te perdoou mesmo antes de você a magoar?


O primeiro amor aconteceu e ela te deu conselhos, te pediu cuidado, precaução, ria das histórias e te dava bronca quando você agia como uma criança.

Te magoaram e ela foi seu colo, seu ombro amigo, chorava junto com você, as vezes até mais que você. E quando o verdadeiro amor da sua vida apareceu, ela se alegrou, torceu e se desdobrou em mil pra fazer com que o sonho do casamento e da sua casa ficasse melhor do que o que você sempre imaginou. Ela passou noites em claro, arrumando sua casa, colocando tudo no lugar, pintando, ajeitando, transformando. Preparando pra você melhor do que se fosse pra ela. Comprando tudo que você gosta, deixando tudo perfeito pra quando você chegasse, assim como ela fez quando você ainda estava na barriga dela.


Desde sempre e até hoje ela arruma tempo pra ajudar você, seu pai e seus outros 3 irmãos, cada um em uma cidade diferente. Quebra o galho das suas tias, primas e de todos os seus parentes. Ajuda, numa decisão, uma dificuldade, na arrumação da sua casa, no seu relacionamento, na comida da sua festa, na roupinha da sua filha, nos estudos, na enfermidade em tantas coisas e tão variadas que você ficaria até amanhã citando. Ajuda quem ela ama, quem ela conhece e quem não conhece. Tem mãos firmes e braços grandes que abraçam todos que precisam a sua volta.


Esse amor te intriga, como pode ser assim tão grande? Você a ama tanto e não é metade do que ela é pra você e pro resto do mundo, não consegue fazer o que ela faz, demonstrar como ela demonstra. E quanto mais amor ela te dá, mas você a ama. Não que seu sentimento seja condicionado ao dela, é que sem perceber, você aprendeu com ela o que é o amor de verdade. Mãe é amor, amor incondicional.


Você ama sua mãe cada dia mais, e quando pensa que não há como amar mais, ela te ensina que o amor sempre arruma uma maneira de crescer e transbordar.

Te amo incondicionalmente mãezinha, inspiração da minha vida.

Um comentário:

  1. Thais, seu blog me inspirou bastante pra fazer o meu!!! Amor não nos faltam né... :)

    ResponderExcluir